sábado, 26 de março de 2011

Qual é a pena por matar um corretor de redação da escola?

Estou falando sério. Eu vou matar aquela criatura.

Que raiva!

Eu tenho um trabalho na escola em que a gente faz uma redação, leva pro corretor pra fazer a "análise" (que é quando ele lê na nosa frente e vai apontando os erros), que não conta nota; e depois reescreve e leva para a reanálise, que é a nossa nota de trabalho.

Pois bem, eu fiz e refiz a porcaria da redação pelo menos 5 vezes, pra ter certeza de que todos os erros da primeira versão seriam corrigidos. Pra ter certeza de que ela estava o meu melhor.
E estava mesmo. Poxa, o tema era o mais sem graça possível (dissertação argumentativa sobre a importância da leitura e da escrita na formação profissional e cidadã - !!), e eu ainda escrevi a redação CINCO VEZES. Ela tava perfeita; até as regras que eu acho ridículas eu obedeci. Eu olhei e consertei tudo, cada mísero detalhe...


E ele me deu 6.

SEIS!!!

Sabe o que é 6? É um ponto ABAIXO DA DROGA DA MÉDIA!!

E se pelo menos ele tivesse corrigido coisas decentes, coisas que me fizessem ficar com raiva de MIM por não ter percebido... mas não.
Quer dizer, teve algumas coisas que ele falou que eu concordei que tavam erradas. Tavam mesmo, não acho que eu merecia um 10. Mas 6??
Falando sério, ele me tirou ponto porque eu tinha PARÁGRAFOS DEMAIS. E porque eu não expliquei o que é um cidadão. Quando que, hm, a PROPOSTA usava a palavra "cidadão" - e não tava pedindo pra eu discursar sobre o que é um. Tava pedindo pra eu explicar qual é a importância da leitura e da escrita na formação de um; que foi o que eu fiz.

Mas aí, enquanto ele tava lendo (na renálise), ele de repente vira pra mim e diz:
- Eu percebi que você usou bastante a palavra "cidadão" - eu só tinha usado umas 2 vezes -, mas ficou faltando uma coisa... o que é um cidadão?
E aí, ele fica me encarando, e eu fico encarando ele. Penso em mil coisas pra dizer, mas me contenho. Só o que sai é:
- ... e eu precisava explicar?
Aí ele diz que sim, sem me explicar porquê, e eu só consigo responder "ah".

Sendo que eu ainda não entendi... Por que cargas d'água eu tenho que explicar o que é uma droga dum cidadão??
Não foi pra isso que a palavra foi criada? Pra significar seu significado? Se eu tenho que sair por aí explicando o que ela significa, então ela é inútil, não? Se a proposta pedisse para eu falar o que é um cidadão, aí tudo bem... mas não é o caso.

Minha nossa, mas que RAIVA. To falando sério, eu saí quase chorando daquela escola. De raiva, mesmo.
Segunda agora acho que vou atrás de algum outro professor de português pra ver se ele concorda com a correção do cara. Porque uma redação de uma pessoa que, me desculpe, não escreve mal, e que foi escrita cinco vezes simplesmente não pode valer 6.


... Mas enfim. Chega de reclamar. Ninguém ta lendo, mesmo.
Se bem que eu acho que eu não me importo. Eu só precisava mesmo botar isso pra fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário